Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga disponível no YouTube do Cepan

Postado em 05/10/2021

Formação online integra a agenda formativa da instituição em 2021, que, até o momento, já capacitou 138 pessoas para atuarem pela recuperação dos ecossistemas nativos brasileiros

Fundamentos, metodologias, componentes e sistemas de planejamento e execução de projetos são temas que perpassam o Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga. A primeira capacitação do Núcleo de Formação de Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste – braço formativo do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) – voltada ao bioma está disponível gratuitamente no YouTube e pode ser assistido na íntegra AQUI

São 25 vídeos divididos em 5 módulos, que resultam em mais de 8 horas de conteúdo técnico especializado, ministrado pela equipe do Cepan. Nas aulas, o público poderá conhecer um panorama geral sobre como implementar uma boa ação de restauração em uma área de Caatinga – a importância da Restauração Ecológica para restaurar a região, especificidades do bioma e orientações técnicas que vão do planejamento à execução e monitoramento das atividades.

A princípio, o curso surgiu como atividade do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, que tem incentivo do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). 40 pessoas que residem em cidades da região conferiram as aulas entre abril e maio, uma iniciativa para capacitar elos da cadeia produtiva da restauração na localidade e mobilizar agentes sociais para restaurar a Caatinga.

Agora, o curso fica disponível para o público geral, de modo a democratizar ainda mais os conteúdos e possibilitar que mais pessoas se tornem replicadoras das práticas lecionadas. “Estamos exultantes em compartilhar com o público geral esse curso, que é fruto de muitas mãos, de modo a fortalecer a difusão dos conhecimentos e práticas acerca da restauração deste bioma único”, comenta Maria Carolina Aquino, consultora de apoio às capacitações do Cepan. 

 

Formação agora aberta ao público surgiu como parte do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe

Saiba mais sobre o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe

Cepan abre inscrições para curso gratuito de Restauração Ecológica na Caatinga

Dia de Combate à Desertificação: Cepan à frente da restauração da Caatinga na Chapada do Araripe

 

Esta é apenas uma das capacitações online que o Cepan vem desenvolvendo ao longo de 2021. Com o cenário de pandemia, a instituição vem implementando a expertise das capacitações virtuais, uma forma de manter conhecimento circulando mesmo em trabalhos à distância. No primeiro semestre do ano, ocorreram esta e mais 3 capacitações que envolveram 49 profissionais – entre membros do Cepan e profissionais convidados – e impactaram 138 participantes com 78 horas-aula. 

Em sua maioria, as capacitações ocorrem sob demanda de instituições para um público específico. Mas, sempre que possível, o Cepan compartilha as aulas, tornando-as acessíveis à sociedade como um todo. Entre as parcerias que ajudaram a alavancar as formações em 2021 estão WRI Brasil, Comitês das Bacias Hidrográficas (CBHs) dos Rios Itaúnas e São Mateus, Movimento Sem Terra (MST) – região Sudeste, Fundação Renova, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX).

Neste segundo semestre, mais 3 formações conduzidas pelo Núcleo de Formação estão em curso e devem ter continuidade até outubro. Outras 2 capacitações estão previstas para iniciar até novembro, totalizando 9 capacitações realizadas até o fim do ano. Em 21 anos de existência, o Cepan já realizou cerca de 40 cursos e seminários, que capacitaram mais de 2 mil pessoas em temas relacionados à conservação e restauração da biodiversidade brasileira.

 

Conheça outras capacitações realizadas pelo Cepan em 2021:

Cepan capacita atores sociais em elaboração de projetos e captação de recursos no norte do Espírito Santo

Formação virtual capacita assentados do MST em coleta e produção de sementes 

Oficina virtual da Rede forma agentes multiplicadores em produção e coleta de sementes


Todas as notícias...