Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe
SOBRE O PROJETO
A iniciativa Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe é fruto de dois projetos em execução pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) com apoio do Projeto GEF Terrestre e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), na área de abrangência de duas importantes Unidades de Conservação no bioma Caatinga: a Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi. Os projetos têm o objetivo de estruturar a cadeia produtiva da restauração da região e restaurar um total de 100 hectares na região, priorizando metodologias de baixo custo.
A região abrange duas Unidades de Conservação Federais (áreas protegidas), de uso sustentável:
- Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi :criada em 1945, é a mais antiga Floresta Nacional do Brasil, localizada no estado do Ceará, com 38.919,47 hectares, abrangendo os municípios de Missão Velha, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri.
- Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe: fica no entorno da FLONA do Araripe-Apodi, ao longo de 33 municípios nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, numa área de 972.605,18 hectares.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GALERIA DE IMAGENS
- Sítio Araçá – Crato (CE)
- Sítio Araçá – Crato (CE)
- Reserva Oásis do Araripe – Crato (CE)
- Estação de Permacultura Zaíla Lavor – Crato (CE)
- Agrodóia – Exu (PE)
- Viveiro de Mudas Municipal do Crato (CE)
- Terreiro das Pretas – Crato (CE)
- Arajara Park – Barbalha (CE)
- Sítio Pau Preto – Potengi (CE)
- Agrodóia – Exu (PE)
- Arajara Park – Barbalha (CE)
- Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Araripe – Crato (CE)
- Casa de Sementes da FLONA do Araripe-Apodi – Crato (CE)
- Sede da FLONA do Araripe-Apodi – Crato (CE)
- Agrodóia – Exu (PE)
- Agrodóia – Exu (PE)
GALERIA DE MAPAS
- Área de abrangência do projeto
- Usos de Solo na Chapada do Araripe
- Áreas Degradadas na APA Chapada do Araripe