Cepan abre inscrições para curso gratuito de Restauração Ecológica na Caatinga

Postado em 14/04/2021

Iniciativa virtual capacita profissionais que integram a cadeia produtiva de restauração na região da Chapada do Araripe. Inscrições podem ser feitas até 3 de maio

Pessoas e instituições envolvidas em Restauração Florestal na Chapada do Araripe contam com uma nova oportunidade de formação na área. Estão abertas as inscrições para o Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga. A iniciativa é promovida pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), por meio do Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste. São 40 vagas disponíveis para profissionais que atuam ou desejam atuar na área, de modo a fortalecer a cadeia produtiva da restauração florestal na região. 

O curso acontece virtualmente entre 17 de maio e 18 de junho, com aulas pré-gravadas e em tempo real. Semanalmente, os/as participantes recebem videoaulas sobre conteúdos específicos da temática através do aplicativo WhatsApp e participam de um encontro semanal ao vivo, via videochamada, no qual debatem e realizam exercícios sobre a teoria abordada. As aulas serão conduzidas pela equipe técnica do Cepan, com profissionais especializados nessa área, além de professores convidados.

São 40 vagas disponíveis, sendo 60% delas para mulheres, de modo a promover a presença feminina dentro dessa cadeia produtiva. A oportunidade é voltada exclusivamente para público que atua na região da Chapada do Araripe, abrangendo cidades do Sertão entre Pernambuco, Ceará e Piauí. Podem participar pessoas que executam ou desejam aprender a realizar atividades de restauração ecológica – a exemplo de diferentes métodos de restauração e implementação de sistemas agroflorestais – como instituições ambientais, ONGs, proprietários de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores, entre outros. 

 

 

Ao longo de cinco módulos, o curso repassa conteúdos a respeito da Caatinga e especificidades do bioma; fundamentos e metodologias de Restauração Ecológica; componentes e sistemas para o planejamento e execução das atividades; além de trazer um panorama geral sobre os motivadores da restauração e orientações sobre como preparar uma ação de restauração. Há mais de 20 anos protagonizando o Nordeste na restauração dos ecossistemas brasileiros, é a primeira vez que o Cepan realiza uma formação técnica específica para o bioma Caatinga.

“Percebemos que a temática não é tão amplamente difundida na região. Esperamos mobilizar atores sociais para aprender mais sobre metodologias e fundamentos que os ajudarão a realizar as atividades”, explica Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan. Desde abril de 2020 o projeto vem sendo planejado e executado pela instituição, visando recuperar até 100 hectares de vegetação nativa no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi. “Com o curso, esperamos mobilizar atores para auxiliar neste e noutros projetos realizados na região”, detalha a bióloga.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 3 de maio, por meio do formulário http://bit.ly/CursoCaatinga. Após análise dos inscritos, a instituição divulga o resultado dos selecionados no dia 10 de maio, iniciando as aulas no dia 17/05. O curso é promovido pelo Cepan e faz parte do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, que tem apoio do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274.


SERVIÇO:
Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga
Voltado para público da cadeia produtiva em restauração na região da Chapada do Araripe
Aulas: 17 de maio a 18 de junho
Inscrições: 12 de abril a 3 de maio
Divulgação dos selecionados: 10 de maio

Inscrições gratuitas pelo formulário http://bit.ly/CursoCaatinga
Dúvidas ou mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274
Realização: Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan)


Leia também:


Todas as notícias...