A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, ocupa aproximadamente 10% do território nacional, destacando-se como um relevante ecossistema em relação à diversidade biológica, o que reforça seu caráter como local estratégico para conservação da biodiversidade. Na região do Cariri, situada no sul do estado do Ceará, a Caatinga é lar de uma biodiversidade surpreendente, com espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem nesse local, e que são adaptadas às condições únicas desse bioma. Além da vegetação peculiar, a região abriga formações geológicas impressionantes, como a Chapada do Araripe, com seus desfiladeiros, cavernas e fósseis. Dentro desse cenário de riqueza natural e beleza cênica, surge o projeto de Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe, que tem o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Seu objetivo principal é promover a restauração da Caatinga nas áreas de influência da Chapada do Araripe, gerando conhecimento e impulsionando oportunidades de benefícios sociais e econômicos para a região, contemplando também a conservação da biodiversidade da Caatinga.
Ações do Projeto:
- Restauração de 500 hectares de Caatinga na Chapada do Araripe;
- Recuperação de 30 nascentes;
- Implantação de 30 SAFs (Sistemas Agroflorestais);
- Diagnóstico da paisagem e mapeamento de áreas prioritárias para restauração;
- Mobilização de grupos e instituições parceiras em prol da conservação e restauração do bioma e da Chapada;
- Treinamento e acompanhamento de atores sociais locais;
- Estudo de potencial de estoque de carbono nas áreas restauradas.
O foco inicial do projeto é a mobilização de áreas disponíveis para realizar as intervenções de restauração. Nesse sentido, se você tem (ou conhece alguém que tenha) áreas disponíveis e possui interesse em apoiar ações de restauração, entre em contato conosco por meio do Formulário (clique aqui).
Acompanhamento e Informações:
Todo mês, atualizaremos o site com informações sobre o andamento do projeto. Caso queira saber mais detalhes sobre o projeto de conservação na Caatinga do Cariri e como apoiar, acesse o link:
https://cepan.org.br/rededeconservacaoerestauracaodachapadadoararipe/
Esperamos que essa iniciativa traga resultados positivos para a conservação desse ecossistema único e tão importante para a biodiversidade brasileira. Juntos, podemos contribuir para um futuro mais sustentável e equilibrado.




