Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe
O PROJETO | COMO PARTICIPAR | CRONOGRAMA | NOTÍCIAS | DÚVIDAS FREQUENTES
COMO PARTICIPAR?
Para a concretização das ações propostas pelo projeto, é necessária a construção de parcerias. O foco inicial do Projeto é a mobilização de áreas disponíveis para realizar as intervenções de restauração, então, se você tem (ou conhece alguém que possoa) áreas disponíveis e tenha interesse em apoiar ações de restauração, entre em contato conosoco por meio do Formulário (clique aqui). Para as próximas fases do Projeto, vamos divulgar aqui e em nossas redes sociais como se envolver!
(clique na imagem para ter acesso ao Formulário)
A indicação de uma área ocorrerá em cinco passos:

DÚVIDAS FREQUENTES

-Há uma área mínima a ser disponibilizada?
Resposta: Não, qualquer área pode ser elegível!
-Quais municípios são elegíveis?
Resposta: As ações poderão ser implementadas em: 1) CEARÁ: Abaiara, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jardim, Jati, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri; 2) PERNAMBUCO: Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Serrita, Trindade; 3) PIAUÍ: Simões, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Fronteiras, Caridade do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia, São Julião.
-Enviando as informações da área pelo formulário, é certo que será realizada alguma ação em minha área?
Resposta: Não. Haverá uma análise prévia das informações cedidas, e marcada uma conversa prévia com o(a) proprietário(a) com o objetivo de entender as condições gerais da área e os objetivos da restauração da área.
-Eu serei contatado após o envio dos dados sobre a propriedade?
Resposta: Sim. Após análise das informações enviadas, você será contatado(a) por um membro da equipe técnica do projeto para o entendimento de maiores detalhes acerca da área.
-Eu preciso pagar ou vou receber algum dinheiro para receber as ações de restauração em minha propriedade?
Resposta: Não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento nem será pago nenhum tipo de recurso financeiro diretamente ao proprietário por meio do projeto. É desejável no entanto, o fornecimento de algum tipo de contrapartida por parte do(a) beneficiário(a) durante a implantação dos projetos. Essa contrapartida pode ser negociada caso a caso, e é de acordo com o que o proprietário pode oferecer (mão de obra, maquinário, insumos, etc.).
-Quais as obrigações que terei após a implantação da restauração em minha área?
Resposta: O(a) beneficiário(a) do projeto tem a obrigação de zelar pelo plantio, adotando práticas que não venham a prejudicar o desenvolvimento deste. Ainda, é desejável que o(a) beneficiário(a) possa realizar ações de manutenção periódica, orientada pela equipe técnica do projeto, por até 8 meses após o plantio das áreas. Ainda as áreas devem ser abertas à visitação da equipe técnica do projeto e seus patrocinadores e parceiros, sendo sempre respeitado um aviso prévio para estas atividades.
CRONOGRAMA
Para ter acesso ao cronograma detalhado, clique aqui.
GALERIA
- Membros das equipes: Cepan, Caixa Econômica Federal e ICMBio/MMA
- Evento de apresentação e discussão do Projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe na Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato/CE, abril de 2023.
- Evento de apresentação e discussão do Projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe com instituições parceiras na base do Cepan. Crato/CE, junho de 2023.
- Registro da discussão técnica da equipe do Cepan para discutir a aquisição de insumos.
- Evento de apresentação e discussão do Projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe para o público geral. Platafoma online, junho de 2023.
- Evento de apresentação e discussão do Projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe com os atores da cadeira da restauração no Sítio Lírio. Santana do Cariri/CE, maio de 2023.
- Evento de apresentação e discussão do Projeto Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe com os proprietários de terra no Sítio Lírio. Santana do Cariri/CE, julho de 2023.
NOTÍCIAS
BOLETINS
(2022) Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro
(2023) Janeiro |
(Fevereiro, 2023)
(Março, 2023)
(Abril, 2023)
(Maio, 2023)
(Junho, 2023)
(Julho, 2023)
(Agosto, 2023)
(Setembro, 2023)
(Outubro, 2023)
VÍDEO DE DIVULGAÇÃO
MATERIAIS PARA DOWNLOAD
Folder
Cartaz
Flyer
CONTATO
Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – Cepan
Endereço e Telefone
Av. Montevidéu, 172, salas 1105 e 1106
Boa Vista, Recife/PE – CEP:50050-250
+55 81 3423.5851 | +55 81 99285.2274
E-mail Redes sociais
cepan@cepan.org.br Instagram | Facebook
CONHEÇA NOSSO APOIADOR FINANCEIRO
Fundo Socioambiental – CAIXA
Projeto apoiado via Acordo de Cooperação Financeira (ACF): nº 217/2022 no valor de R$ 10.042.068,00 ( junho/2022 a junho/2026)
Sites
www.caixa.gov.br/sustentabilidade/fundo-socioambiental-caixa
www.caixa.gov.br/faleconosco
Redes Socias
Instagram | Youtube
