CEPAN 20 ANOS

.

Modelo Banner Site 8s 15fps

20 ANOS ATUANDO EM PROL DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

26 de setembro de 2000. Há 20 anos, um grupo de professores e estudantes de pós-graduação oriundos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se mobilizavam para criar uma instituição que pudesse atuar diretamente com projetos executivos de conservação da biodiversidade e fomentar uma agenda de ações em prol do meio ambiente do Brasil. Assim nascia o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), organização da sociedade civil que por duas décadas tem contribuído para compreender e mitigar os danos que as atividades humanas vêm causando aos recursos naturais.

Com sede no Recife (PE) e filial no município de Governador Valadares (MG), o Cepan é referência técnica nacional na elaboração e execução de projetos de restauração ecológica e conservação da biodiversidade. Atuando com diversos parceiros, nacionais e internacionais, a instituição se destaca por priorizar em seus projetos a participação social e o conhecimento científico. As ações do Cepan já proporcionaram melhorias ambientais nos biomas – Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, além de áreas Costeiras e Marinhas e espaços urbanos relevantes. A ação diversa da organização leva projetos da teoria à prática, recuperando áreas degradadas; sistematizando conhecimento científico; fomentando debates relacionados as políticas públicas ambientais; alavancando potenciais socioeconômicos e preparando pessoas para uma relação mais consciente e sustentável com a natureza.

“Ao longo desses 20 anos, o Cepan tem contribuído para a consolidação e abertura de novas frentes de ações de conservação de biodiversidade para vários ecossistemas do Brasil. Trabalhando do planejamento à execução, conseguimos deixar um legado e contribuir significativamente para a reversão do quadro de degradação dos ecossistemas brasileiros. Uma alegria enorme essas duas décadas de atuação tendo a ciência como a nossa principal bússola de trabalho”, ressalta Severino Ribeiro, Presidente e Diretor da instituição.

Gratidão a todos parceiros e colaboradores, que direta e indiretamente impulsionaram o Cepan rumo ao cumprimento de sua missão – gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de recursos humanos e diálogo com a sociedade. São esses apoios que garantem a longevidade e diversificação dos projetos realizados, com o intuito de transformar nossa realidade e fazer do nosso planeta um lugar melhor para se viver.

.

26 de setembro de 2020 – Cepan 20 anos.

.

Confira a seguir um pouca da trajetória do Cepan e depoimentos de um de seus fundadores e dos atuais Conselheiros!

.