Busca



Guia de Plantas

Árvores e arbustos da Mata Atlântica no Corredor de Biodiversidade do Nordeste:

Guia fotográfico de identificação e informações úteis à restauração ecológica

Car@s

Sejam bem vindos ao guia fotográfico de identificação de árvores e arbustos da Mata Atlântica no Corredor de Biodiversidade do Nordeste.

A motivação principal deste Guia é facilitar a identificação de árvores e arbustos da Mata Atlântica, e desta forma, contribuir para a disseminação do conhecimento deste grupo biológico para toda sociedade. Pode ser bastante útil, por exemplo, em programas e projetos de restauração ecológica onde é necessário identificar árvores matrizes, sementes e mudas que chegam ao viveiro florestal.

O guia virtual é um antigo sonho do Cepan que dá seus primeiros passos de concretização. É resultado do empenho e do comprometimento de pesquisadores e biólogos que prestaram serviço ao Cepan, Msc. Ricardo Pontes e Msc. Tarciso Leão. Esta iniciativa piloto reúne fotografias e informações de 130 espécies de árvores e arbustos. 

As fotografias utilizadas neste Guia são todas licenciadas sob a licença Creative Commons. Isso quer dizer que você pode copiar e distribuir as imagens aqui publicadas, desde que dê o devido crédito ao autor original  da imagem e respeite as outras condições da licença. Até o momento, todas as imagens do Guia possuem a licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA), ou seja, além  da atribuição de crédito ao autor, não permite a utilização das imagens com finalidades comerciais e restringe o uso das mesmas em criações e obras que possuam a mesma licença. Para conhecer mais sobre as condições de uso dos tipos de licença Creative Commons, acesse: http://creativecommons.org/licenses/.

As informações biológicas e de distribuição geográficas das espécies foram obtidas das seguintes fontes: Lista da Flora do Brasil (http://floradobrasil.jbrj.gov.br), Livro: Implementando Reflorestamentos com Alta Diversidade na Zona da Mata Nordestina - Guia Prático, Livro: Plantas da Floresta Atlântica e do Banco de dados de plantas do Laboratório de Ecologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As três primeiras disponibilizam dados revisados por dezenas a centenas de especialistas. Por exemplo, a Flora do Brasil conta com o empenho e contribuição de mais de 400 botânicos de todo o Brasil. O banco de dados do Laboratório de Ecologia Vegetal possui, atualmente, com 101.620 registros de plantas dos estados Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e foi construído a partir da compilação de listas de espécies obtidas em bibliografias científicas e, principalmente, a partir de registros de herbários acessados através do sistema Species Link (http://splink.cria.org.br/). Os registros de espécies obtidas em cada uma das fontes utilizadas foram padronizados quanto à grafia e quanto à existência de sinonímias e classificadas segundo a Lista da Flora do Brasil.

Atenção! As informações contidas neste Guia sobre ocorrência e biologia de espécies de plantas da floresta Atlântica têm o objetivo de apenas auxiliar a seleção de espécies em programas e projetos de restauração ecológica, de forma que não substitui a presença essencial de profissionais qualificados nos projetos e iniciativas de reflorestamento com espécies nativas. As informações apresentadas representam grande parte do conhecimento acumulado até o momento, mas muitas informações sobre ecologia e distribuição de espécies desta floresta ainda são necessárias ou estão em constante revisão e atualização.

Por fim, você também pode ser um colaborador ativo desta iniciativa - com fotografias, identificações, comentários e sugestões.  Para colaborar com fotografias, correções de identificações taxonômicas ou informações sobre o nome popular local de determinada espécie, envie um e-mail para guiadeplantas@cepan.org.br.   Comentários e sugestões podem ser feitos através de nosso blog e facebook.

Bom proveito!



Parceiros

Redes Sociais